O que causa sangramento no nariz

maio 17, 2013

PRIMEIROS SOCORROS.

Como tratar hemorragia.

Os sangramentos do nariz e da boca podem ser facilmente estancados com o auxílio de métodos simples.

Sangramentos do nariz.
A mucosa do nariz possui numerosos vasos sangüíneos, os quais de certa forma facilitam o sangramento nessa região. As causas da hemorragia nasal, em geral, são de origem mecânica. Pode ser provocada por assoa-mentos muito fortes, introdução de corpo estranho ou de um dedo no nariz, queda ou golpe no local. Entre outras causas, podem contribuir a pressão atmosférica, a hipertensão e moléstias de fundo sangüíneo. As orientações a seguir mostram como agir diante
do problema:

• Em caso de sangramento comum.
1 Assentar o paciente e deixá-lo com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente. E bom providenciar também uma pequena bacia a fim de que ele possa expelir o sangue que internamente desça à garganta.
2 Apertar suas narinas por dez minutos depois de ligeiro assoamento, e, em seguida, diminuir a pressão suavemente.
3 Instruir o paciente para que não assoe o nariz durante, pelo menos, três horas. Se houver suspeita de fratura nasal associada, aplicar compressas frias e levar o paciente ao médico.

• Em caso de sangramento intenso.
1 Introduzir uma mecha de gaze embebida em água oxigenada na narina sangrante. Deixe-a exceder à extremidade exterior da narina.
2 Aplicar Compressas geladas na fronte. O frio provoca a vasoconstri-ção das pequenas artérias que irrigam o nariz, auxiliando a coagulação sangüínea.
3 Apertar as narinas durante dez minutos. Caso o sangramento não pare, levar o paciente ao médico ou a um pronto-socorro.

Publicado em: Primeiros socorros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>